Os FLAPS foram estruturados sob 8 dispositivos (comportamentos) que, quando monitorados e estimulados simultaneamente dentro das equipes e da organização, propiciam maior performance, resultados e evolução contínua, independentemente de método, framework, cultura, filosofia, maturidade, tamanho ou segmento de negócio.

FLAPS Model Thinking

Compreendendo cada um dos FLAPS:

  1. Flap do Alinhamento: este Flap é responsável por promover o alinhamento nos mais diversos estágios (times, comunidades e organização), oferecendo ferramentas, técnicas, práticas e sugerindo comportamentos.
  2. Flap da Comunicação: este Flap é responsável por facilitar a comunicação nos mais diversos estágios e entre eles (times, comunidades e organização), oferecendo ferramentas, técnicas, práticas e sugerindo comportamentos.
  3. Flap do Fortalecimento: este Flap é responsável por colaborar no fortalecimento (empowerment) de pessoas e equipes, oferecendo ferramentas, técnicas, práticas e sugerindo comportamentos.
  4. Flap do Envolvimento: este Flap colabora na promoção do envolvimento (engagement) de pessoas e equipes, oferecendo ferramentas, técnicas, práticas e sugerindo comportamentos.
  5. Flap da Motivação: este Flap é responsável por ajudar a construir um ambiente inspirador e motivador para as pessoas e equipes, oferecendo ferramentas, técnicas, práticas e sugerindo comportamentos.
  6. Flap do Acompanhamento: este Flap oferece ferramentas, técnicas, práticas e comportamentos que ajudarão a acompanhar, de forma mais adequada, as pessoas e equipes em todos os estágios.
  7. Flap da Recompensa: este Flap oferece ferramentas, técnicas, práticas e comportamentos que permitirão recompensar de forma mais adequada as pessoas e equipes, em todos os estágios.
  8. Flap da Evolução: este Flap oferece ferramentas, técnicas, práticas e comportamentos que estimulam a evolução e inovação dos processos de trabalho das equipes, em todos os estágios.

Os FLAPS são uma nova forma de pensar a liderança e gestão de equipes e organizações, oferecendo um sistema integrado de ferramentas, técnicas, processos, formas de pensar e comportamentos, que ajudam a alcançar a alta performance e agilidade organizacional.